0

Jair Rodrigues: Morte repentina do cantor deixa o céu da mpb sem um dos seus grandes cantores

Posted by Cottidianos on 21:45
Quinta-feira, 08 de maio


“Prepare o seu coração prás coisas que eu vou contar
Eu venho lá do sertão, eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar
Aprendi a dizer não, ver a morte sem chorar
E a morte, o destino, tudo, a morte e o destino, tudo
Estava fora do lugar, eu vivo prá consertar”
(Trecho da música “Disparada”  
da autoria de Geraldo Vandré e Theo de Barros)


 Meus pensamentos / Tomam formas e viajo
Vou pra onde Deus quiser / Um vídeo-tape que dentro de mim
Retrata todo o meu inconsciente / De maneira natural
Ah! Tô indo agora / Prá um lugar todinho meu
Quero uma rede preguiçosa pra deitar / Em minha volta sinfonia de pardais
Cantando para a majestade, o Sabiá
Tô indo agora tomar banho de cascata /Quero adentrar nas matas
Aonde Oxossi é o Deus / Aqui eu vejo plantas lindas e selvagens
Todas me dando passagem perfumando o corpo meu.
Está viagem dentro de mim / Foi tão linda
Vou voltar a realidade / Prá este mundo de Deus
Pois o meu eu / Este tão desconhecido
Jamais serei traído / Pois este mundo sou eu”.

Enquanto escrevo esse texto, em meu pensamento tomam forma as lembranças da voz característica de Jair Rodrigues interpretando belamente a canção, Majestade o Sabiá, composição de Roberta Miranda. A força da canção, aliada, a emoção com que o cantor a interpretava faz a mente a viajar pelas matas desse meu Brasil querido, tomando banho de cascatas, ouvindo o mavioso canto do sabiá e a sinfonia dos pardais. Ouvindo-a fugimos um pouco da agitação cotidiana e somos transportados para um mundo onde somos um só com a natureza, uma comunhão entre o humano e os seres divinos que habitam as matas e florestas.

A bela voz de Jair Rodrigues, uma dos grandes cantores da música popular brasileira, silenciou no dia de hoje, quinta-feira, 08 de maio. O cantor foi encontrado morto na sauna de sua casa, na cidade de Cotia, na região da grande São Paulo.. O cantor tinha 75 anos. Jair ganhou força no cenário musical brasileiro, ao interpretar o clássico, Disparada, uma composição de Geraldo Vandré e Theo de Barros. A canção foi a vencedora do II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966. À imprensa, a família Rodrigues divulgou o seguinte comunicado:


Em nome da família Rodrigues, vimos por meio deste comunicar o falecimento do cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. O artista estava na sauna, dentro de sua casa, quando encontrado já sem vida, na manhã desta quinta-feira (8). Jair apresentava ótima saúde. O laudo do IML registrou infarto agudo do miocárdio como causa da morte. O velório de Jair Rodrigues iniciará nesta quinta (8), a partir das 20h, na Assembléia Legislativa de São Paulo, aberto ao público e imprensa. O sepultamento, no cemitério do Gethsemani no Morumbi, amanhã (9), às 11h da manhã, apenas para familiares e amigos”.
Clodine Mello, Jair Oliveira e Luciana Mello agradecem o carinho de todos.
O artista pegou a todos de surpresa com sua partida repentina.



Jair Rodrigues estava em um bom momento de sua carreira. Havia feito 75 anos em fevereiro passado e seguia pela vida cheio de planos, shows e ideias. O artista havia acabado de lançar seu mais novo disco, Samba mesmo, no qual canta composições de Tom Jobim, Dominguinhos e Roberto Carlos cantados em uma cadência que lembra o samba-canção. Seu último show ao vivo, realizado há apenas três dias, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo teve lotação esgotada e muitos outros shows já estavam agendados.

Em 06 de fevereiro de 1939, na cidade de Igarapava, interior, nascia Jair Rodrigues de Oliveira. A música sempre esteve presente em sua vida em sua vida desde os tempos de menino. Jair passou a infância e a adolescência cantando em corais de igreja. Profissionalmente, começou a cantar em 1957, atuando como crooner em casas noturnas, na cidade de São Carlos.  Foi em 1958 que participou do primeiro concurso de calouros e sentiu que a música o chamava de modo muito forte.

O sucesso veio após muita luta. Em 1960, muda-se para São Paulo. Para poder sobreviver na capital paulista, teve de trabalhar em diversas profissões. Para ganhar o pão de cada dia ele trabalhou como engraxate, ajudante de alfaiate, mecânico e servente de pedreiro. Enquanto isso fazia atividades paralelas naquele que era o seu sonho maior: a música. Começou nesse caminho musical cantando sambas e, com o passar dos anos, tornou-se um dos melhores interpretes do gênero.

A canção, Deixa isso pra lá, lançada no disco, Vou sambar com você, de 1964, é considerada a precursora do rap nacional. Em 1965, dividiu o palco com aquela que viria a ser uma de suas grandes amigas e  importante parceira profissional: Elis Regina. Jair foi chamado para esse show em substituição a Baden Powell.


Junto com Elis, Jair lançou o álbum, Dois na bossa. O álbum fez enorme sucesso. Em consequência disso, eles foram convidados a apresentara um programa de grande sucesso, chamado O Fino da Bossa, exibido pela TV Record.

A força de seu canto, sua vibrante alegria e simpatia foram, aos poucos, conquistando o coração dos brasileiros, o que o fez se tornar uma referência na música brasileira.

Jair Rodrigues esteve na cidade de Campinas, em 30 de Julho de 2010, numa agradável noite de sexta-feira, na arborizada Praça Carlos Gomes. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura.

Não podia deixar passar a oportunidade de vê-lo bem de pertinho. A Praça estava lotada de fãs novos e antigos do astro. O que vi no palco foi um homem de grande talento e uma cativante voz que esbanjava alegria. Nas músicas alegres fazia nosso corpo se movimentar ao ritmo da música, e fazia nosso coração mergulhar no sentimento quando cantava músicas romanticas. Naquela época, Jair estava com 71 anos, porém, sua alegria, vibração e simpatia, eram tanta, que não se vê em muitos cantores da nova geração. Jair não fazia um show monólogo, ao contrário, interagia o tempo inteiro com o público, divertindo-nos e se divertindo junto conosco.

Foi uma noite muito agradável dessas que a mente não esquece. Para um público embevecido pelo seu talento e saudoso de suas canções, Jair cantou seus maiores sucessos, passeando pelo samba romântico, canções sertanejas, e clássicos da música popular brasileira. Foi daqueles shows que quando acaba você se recusa a acreditar que acabou. “Desde os meus 16 anos, a música popular brasileira é considerada mundialmente e, de uns tempos para cá, o movimento cresceu mais ainda. Por isso, é importante levar ao povo esse estilo de música que agrada não só aos brasileiros, mas ao mundo todo que se rendeu aos encantos de nossa música”, declarou ele em entrevista à imprensa local.

Com certeza, o céu da música popular brasileira perdeu um de seus melhores astros. Que o brilho e alegria que Jair Rodrigues sempre demonstrou continuem irradiando-se ainda mais no mundo espiritual.



0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates