0

Uma carta aberta e os muitos trabalhos de cada um de nós

Posted by Cottidianos on 22:35
Segunda-feira, 07 de abril




“Na Grécia Antiga o grande herói nacional foi Héracles, ou Hércules, como se chamou depois. Era o maior de todos — e ser o maior de todos na Grécia daquele tempo equivale a ser o maior do mundo. Por isso, até hoje, vive Hércules em nossa imaginação. A cada momento, na conversa comum a ele nos referimos, à sua imensa força ou às suas façanhas lendárias. Dele nasceu uma palavra muito popular em todas as línguas, o adjetivo "hercúleo", com a significação de extraordinariamente forte. A principal característica de Hércules estava em ser extremamente forte, extremamente bruto, mas dotado de um grande coração. No calor das façanhas muitas vezes matava culpados e inocentes — e depois chorava arrependido. Disse Anatole France: "Havia em Hércules uma doçura singular. Depois de, em seus acessos de cólera, golpear culpados e inocentes, fortes e fracos, Hércules caía em si e chorava. E talvez até tivesse dó dos monstros que andou destruindo por amor aos homens: a pobre Hidra de Lerna, o pobre Minotauro, o famoso leão do qual tirou a pele para transformá-la em peliça. Mais de uma vez, ao fim dum daqueles feitos, olhou horrorizado para a clava suja de sangue... Era robustíssimo de corpo e mole de coração."

O trecho acima abre o primeiro capítulo da obra Os Doze Trabalhos de Hércules, do grande escritor brasileiro, Monteiro Lobato. É um diálogo entre Dona Benta e seu neto Pedrinho. O assunto sobre o herói grego surgiu enquanto o menino recordava suas façanhas na Grécia antiga, narradas em outra obra, O Minotauro, também de Monteiro de Lobato.

Uma rápida pincelada na história de Hercules. O herói era casado com Mégara com a qual teve alguns filhos. A deusa Hera ainda ressentida com o adultério de Zeus e querendo vingar-se dele, fez com que Hércules, num acesso de loucura, matasse todos os seus filhos. Desejando se purificar desse crime Hércules deverá realizar doze tarefas impossíveis aos mortais, dentre essas tarefas está a luta com monstros terríveis e perigosos, vencendo-os todos.

Todós nós temos um pouco do extraordinário herói grego, Hércules. Metade humano, metade divino, o herói teve que travar várias batalhas, saindo vitorioso em todas elas, dado o caráter de sua força extraordinária. Todos nós temos um pouco de Hércules, pois em nós habita o humano e o divino. Também todos nós temos que vencer nossas próprias lutas e monstros interiores. Diferentemente do grego, algumas lutas a gente ganha, outras a gente perde e, assim, vamos nesse caminho de aperfeiçoamento que é via terrena. Foi para isso que viemos aqui, para aprendermos aperfeiçoarmo-nos.

Foi fazendo referência à mitologia, que o jovem Luís Vinicíus, dirigiu-se ao seu pai, quando este veio lhe dar os parabéns, após a missa de formatura dos alunos do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, celebrada no dia 26 de março, na Igreja Santa Rita de Cássia, em Campinas.

Como vencer nossos monstros interiores são lições que têm que ser aprendidas a cada dia. No campo do Direito, que é a area em que o jovem Luís Vinícius deverá exrecer os seus dons, é preciso enfrentar o monstro da injustiça e lutar para fazer prevalecer o sol da verdade. Cada um de nós, na condição de seres humanos, temos que combater o monstro da maldade, do egoísmo, da inveja e tantos outros que podem nos lançar nas trevas da ignorância, fazendo com que nos desviemos da missão que nos foi destinada.

A seguir apresento uma carta aberta, endereçada ao autor deste blog, escrita pelo jovem advogado, Luís Vinícius de Almeida, da cidade de Paulínia, no Estado de São Paulo. A ele, os meus parabéns e os votos de que desenvolva bem, não apenas doze trabalhos, mas, uma infinidade deles. E que os realize com êxito, e não desanime diante das dificuldades, por maiores que elas possam parecer. Sobre essa questão de manter-se firme diante dos revezes da vida, há dois mil anos atrás, o mestre Jesus já exortava seus discípulos — palavras estas que tomamos como herança — dizia ele: “Neste mundo vocês terão aflições, mas tenha coragem, eu venci o mundo” (Jo 16:33), ao que eu  complemento com um versículo do Livro de Isaías: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Isaías, 41:10).

A carta foi escrita no dia em que o país lembrava os 50 anos de um longo e triste capítulo da história do Brasil: a ditadura militar, e o jovem formando faz referência a esse lamentável episódio no último parágrafo do texto.

***

Foto cedida por Luís Vinícius


Carta aberta ao caro amigo José Flávio,


É com muita honra que escrevo para o blog Cottidianos, como bom fã de Raul Seixas não pude deixar de ler seu post sobre nosso inesquecível Maluco Beleza, meus parabéns por resgatar sua memória.

Pois bem, vamos ao que nos é conveniente tratar aqui, vamos falar da alegria desta etapa cumprida e que o senhor e seus colegas de Coral Pio XI puderam acompanhar, fato que muito nos alegrou, pois a cerimônia foi algo inesquecível e que realmente ficará marcada na história.

Passada a euforia deste momento especial, já recuperado dos quatro dias de festividades passo a me dar conta do quanto sentirei falta da rotina de estudos e projetos para a formatura. Mas o que fica é uma saudade boa, um sentimento de que esta missão fora cumprida e que não faltarão boas lembranças.

Que as novas etapas que vislumbramos superar nos deixem tão orgulhosos quanto esta de hoje e que nos proporcionem novas, boas e inesquecíveis lembranças.

Sempre haverá algo pelo que vale a pena lutar! E, penso que hoje seja esta nossa principal missão enquanto recém-formados, lutar por promover igualdade e dignidade a todos, lutar para que todos tenham pelo menos um pouco de tudo que tivemos até hoje e que nos proporcionou estarmos hoje, aqui.

Disse para meu pai, ao este vir me dar os parabéns, em referencia ao mito grego de Hércules, que, apesar de toda essa grande felicidade, este era somente um de nossos doze trabalhos, e, que mesmo tendo tanta maestria em sua conclusão, novos e maiores desafios virão. Afinal, haveria faculdade mais complexa e mais árdua do que a própria vida?

Desejamos utilizar nossa graduação como mais um degrau rumo à vitória na vida, executando os doze trabalhos e assim como o herói Hércules, perpetuar nossa jornada por este mundo e ter a certeza de que contribuímos para torná-lo habitável as próximas gerações em todos os sentidos, sejam eles, naturais, sociais e econômicos.

Agradecemos a todos que até aqui colaboraram para que, pelo menos o prefácio desta história, fosse escrito com sucesso. Agradecemos a todos que hoje nos depositam sua confiança. Agradecemos, desde já, a todos que se juntarão a nós e também farão parte desta história, enfim, a todos que nos ajudarão a nos tornarmos inesquecíveis.

Por fim, gostaria de lembrar que hoje é uma data histórica em que lamentamos um nefasto episódio ocorrido a exatos 50 anos atrás, um dia que infelizmente demorou 21 anos pra acabar, um dos pesadelos mais longos pelos quais passou este país. Concentremos esforços para que jamais ocorram tais atrocidades e tais violações aos direitos do cidadão.

Um grande abraço, obrigado pela oportunidade.

Paulínia, 1 de Abril de 2014.


Luís Vinícius de Almeida.





0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates