1

Clima - Os cientistas alertam: o pior ainda está por vir

Posted by Cottidianos on 00:54
Quinta-feira, 03 de abril

Imagem:  http://arquidiocesecampinas.com/mudancas-climaticas.html

Corria o ano de 1984 e a vida na Terra prosseguia com sua costumeira normalidade. Essa tranquilidade durou até o dia em que imensas naves espaciais invadiram o espaço terrestre. Com atitude de quem já estava observando nosso planeta há algum tempo, eles sabiam, exatamente, qual era o modo pelo qual os humanos informavam-se do que estava acontecendo pelo mundo: os meios de comunicação, especialmente as redes de TVs. Resolvem, então, fazer uso delas para comunicar a todos que vinham em missão de paz, e nos pediam ajuda em seus projetos de melhorar o mundo.  Disseram a nós que seu objetivo era produzir substancias que ajudariam a melhorar a sobrevivência em nosso planeta. Propuseram-nos uma parceria: nós os ajudaríamos neste projeto e eles nos enriqueceriam com seus conhecimentos tecnológicos.

Tinham eles uma aparência humana e conseguiram desenvolver conosco uma relação pacífica. As coisas começaram a ficar um pouco estranhas quando eles criaram uma associação chamada, Amigos dos Visitantes, cujo objetivo era doutrinar jovens terráqueos para que eles assimilassem o modo Visitante de pensar. Era uma espécie de lavagem cerebral.

Os visitantes são desmascarados quando uma câmera man consegue imagens dos invasores se despindo de suas fantasias humanas e mostrando o corpo e o modo alienígena de ser. Na verdade, era tudo um plano bem arquitetado para que eles pudessem roubar a água de nosso planeta e também tomar a nos, humanos, como alimento.

Claro, isso aconteceu em uma excelente obra de ficção científica, produzida pela rede de TV americana NBC, no ano de 1984, chamada de V – The final battle. No Brasil, a série foi exibida pela Rede Globo de Televisão, entre os anos de 1984 e 1985, com o nome de V – A batalha final, repetindo no Brasil, o estrondoso sucesso conseguido entre o público americano.

Naquela obra de ficção, os inimigos de nossa querida Terra, vinham de um planeta distante, eles deram muito trabalho, mas no final a vitória foi nossa.

Imagem: http://blogs.jovempan.uol.com.br/meioambiente/tag/mudancas-climaticas/

E hoje? Hoje o nosso planeta está ameaçado e isso não é obra de ficção, nem os inimigos vem de um planeta distante, nem precisariam, afinal, eles estão no meio de nós. A vitória virá, não de uma lavagem cerebral na humanidade, mas de uma tomada de consciência. Ainda temos tempo de evitar o pior? Temos sim, mas é preciso ações urgentes, não podemos mais esperar para tomar alguma atitude no próximo decênio. Não! As medidas tem que ser tomadas agora, enquanto ainda há tempo. Como diz a letra de uma música do cancioneiro sertanejo, chamada, Planeta Azul, composta por Xororó (da dupla Xitãozinho e Xororó) e Aldemir:

A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo que se planta, colhe
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d'água
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de norte a sul...”

Essa música foi lançada num álbum da dupla Xitãozinho e Xororó, no ano de 1992. Ou seja, já se passaram vinte e dois anos. Vê-se que, desde aquela época, já havia pedidos de SOS para o planeta terra, pedidos que, infelizmente, não foram ouvidos. O resultado dessas súplicas, feitas décadas atrás, e que foram constantemente  desconsiderados, é preocupante.

Resolvi escrever esse texto quando vi as noticias sobre o novo relatório divulgado no Japão, por cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.  O documento, divulgado nesta segunda-feira (31) alerta para os efeitos do aquecimento global e diz que os resultados disso podem ser irreversíveis. Os cientistas traçam previsões sombrias para todos os continentes.

O continente Africano sofrerá com a falta de água. A Austrália será afetada por incêndios. A china enfrentará períodos de estiagem que prejudicarão, grandemente, a safra de grãos. A Europa será castigada com o aumento das enchentes devido ao aumento do nível dos oceanos, situação que se agravará com o derretimento das camadas polares. Segundo o relatório, ninguém ficará imune às mudanças climáticas.

Tenho certeza de que você também tem notado mudanças no clima, acontecendo de forma prática, esteja onde estiver. Aqui em Campinas, esse início de ano, por exemplo, fez um calor insuportável, as pessoas na rua evitavam o contato direto com a luz solar, elas andavam se esgueirando pelos toldos das lojas, quando podiam fazer isso. Quem não tinha toldo para se esconder sentia na pele o ardor.

O Estado de São Paulo, enfrenta a pior seca dos últimos 84 anos. O Sistema Cantareira que abastece a capital paulistana tem descido a níveis alarmantes e preocupantes. Na sexta-feira, dia 28 de março, registrou o baixíssimo nível de 13,8%. Tenho visto na TV, os especialistas falando de coisas básicas, que todos já deveriam estar fazendo há muito tempo, como por exemplo, não desperdiçar água. O governo também estudam meios de punir quem se exceder no uso da água. É triste ver rios que antes tinham água em abundancia se esvaziando dia a dia. Aqui, na região de Campinas também há essa preocupação com o nível dos reservatórios de água que também não estão em seus níveis habituais.  Atibaia, Capivari, Jaguari e Piracicaba, os quatro principais rios que cortam a Região Metropolitana de Campinas agonizam.

Enquanto isso, os Estados da Região Norte, sofrem com as inundações que tem deixado centenas de pessoas desabrigadas.


Na série, V – A batalha final, foi difícil, mas os inimigos alienígenas foram vencidos. E agora, como vencer os inimigos do planeta que são seus próprios habitantes? Que plano os moçinhos armarão para deter o efeito das mudanças climáticas? Estamos nós, cidadãos comuns, fazendo a nossa parte? E os grandes grupos industriais? Estarão eles dispostos a encontrar novas formas de produzir, que estejam em sintonia com a saúde do planeta? Quem vencerá essa batalha, afinal?

1 Comments


Que planeta deixaremos para as gerações futuras se não cuidarmos dele agora?

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates