0

Chega de racismo! Queremos igualdade.

Posted by Cottidianos on 00:24
Quarta-feira, 30 de abril


"Resolvi escrever para não engasgar, ter insônia ou uma úlcera. Nem sei se vou publicar isso, mas se estiverem lendo é porque mudei de ideia. Estou aqui na minha vida, trabalhando, fazendo mil coisas ao mesmo tempo, mas estou ligada no que se passa no mundo real e virtual. Estou triste pela guerra no Rio e pelas vítimas, sejam elas policiais, negros, brancos, ricos ou pobres. Ninguém merece viver com medo. Estou chocada com o caso do menino Bernardo; enojada. Fiquei orgulhosa com a atitude do Daniel Alves, ele deu uma banana para o preconceito e mostrou que de macaco não tem nada. Ele foi muito humano. Estou vendo o movimento da banana e respeito quem aderiu, pois, tenho certeza que foi de coração. Mas não sou macaca, eu tenho minha própria opinião, sou negra com muito orgulho! Racismo é crime, cadeia neles!

Nesses 40 anos de vida, já vi e vivi o bastante pra saber quem sou e ter consciência das minhas atitudes. Não preciso me explicar e nem me justificar para ninguém. Quem me conhece, me conhece! Estou vendo as montagens na minha foto com Carol e Fe sendo modificada com vários dizeres. Uns engraçados, uns irônicos e outros bem violentos. Não me surpreendo, pois, respeito o individualismo intelectual e até mesmo o modismo. Opinião cada um tem a sua. No mundo de hoje, está difícil dizer quem está certo e quem está errado, cada um defende seu ponto de vista e vamos em frente. Hoje, li no Face opiniões diversas sobre o caso do DG e o movimento da banana. Poucas concordei e muitas me assustaram. Muito Preconceito, racismo e ignorância mascarados e justificados como "opinião". Minha gente, o grande barato da vida é aprender, evoluir, transformar, amar... Nem tudo é do jeito que pensamos, nem tudo é do jeito que lemos. Estou cansada! É tanto ódio, julgamento, tanta sentença precipitada. Estou realmente assustada, o ser humano é tão nojento e cruel que estou quase querendo ser macaco agora".

O sincero e forte desabafo acima é da cantora Preta Gil, filha do cantor e compositor, Gilberto Gil. Preta resolveu abrir o coração e falar de recentes casos de racismo, publicando esse texto no seu perfil no Facebook, na madrugada de ontem (29). O comentário vem na esteira da campanha, Somos todos macacos, deflagrada pelo jogador do Barcelona Neymar Junior.

Neymar postou, no último domingo, uma foto sua e do filho, o pequeno e loiro, David Lucca. Os dois seguram uma banana, sendo a de Neymar, uma banana de verdade e a do filho, um brinquedo de pelúcia. Junto com a foto a hashtag #somostodosmacacos, em português, inglês, espanhol e catalão.

A campanha foi iniciada por Neymar após mais um lamentável incidente de racismo contra o companheiro de time no Barcelona, Daniel Alves. Em jogo difícil contra o Vilarreal, o Barcelona venceu de virada pelo placar de 3 a 2, e com esse resultado, se garantiu na briga pelo título do campeonato espanhol. Daniel participou de dois dos gols feitos pela equipe, mas sua atuação maior foi no episodio de racismo praticado contra ele, durante a partida.

Imagem: http://www.paraiba.com.br/2012/11/10/71440-apos-reves-daniel-alves-descarta-mudar-estilo-do-barcelona

O lance foi o seguinte: No estádio El Madrigal lotado e com câmeras espalhadas por todo o lado, Daniel Alves se preparava para cobrar um escanteio, quando um torcedor atira uma banana em sua direção. O jogador pega a banana atirada ao chão, descasca e come, continuando em seguida, a cobrança do escanteio. Penso que, em se tratando de gentileza, Daniel poderia ter jogado capim ao torcedor que lhe atirou uma banana. Assim, Daniel teria comido a banana e o torcedor o capim e estaria tudo resolvido.

Ironias à parte, o que Daniel não esperava, era que o fato fosse provocar tamanha repercussão a nível mundial. Famosos do mundo inteiro, em páginas sociais, programas de TV, jornais impressos e online, postaram fotos comendo banana, em apoio ao jogador do Barcelona.

Em entrevista ao programa Globo Esporte, da rede Globo, Daniel Alves desabafa: “O crescimento de um povo e das pessoas se vê pelas atitudes e não pelas palavras. Eu espero que isso possa gerar muito mais coisas e as pessoas se conscientizem de uma vez que somos todos iguais e temos todos o mesmo objetivo sem tentar causar danos às pessoas até porque somos todos iguais, somos todos humanos”.

Somos todos humanos: Acho que essa seria a frase ideal para a campanha. Faria mais sentido e, nisso venho a concordar com a Preta Gil: Não somos macacos, somos humanos e como tal, devemos nos respeitar uns aos outros em nossas diferenças e semelhanças, até porque, se fossemos macacos, não precisaríamos estar abordando esse tipo de discussão. Ou será que alguém já viu algum macaco desrespeitar a própria espécie? Qual nada, os macacos sabem conviver em paz uns com os outros. É impressionante, não impressionante não, é vergonhoso mesmo, que na época da era da velocidade da informação  e das maravilhas da tecnologia, ainda tenhamos que nos ocupar de assunto tão repugnante quanto o racismo.

Já ouviu falar de quando se junta fome com vontade de comer? Pois foi isso o que aconteceu com essa campanha estrelada pelo Neymar. Dias atrás, Neymar também foi vítima de racismo. O fato aconteceu no dia 13 de abril. O atleta voltava, junto com os companheiros do Barça, de um jogo contra o Granada. Quando desembarcavam do ônibus, em Barcelona, ele foi alvo de insultos racistas por parte de torcedores rivais.

A partir desse episódio, surgiu a ideia de bolar alguma campanha que caminhasse no sentido de tirar o poder da pessoa preconceituosa. No domingo, quando o episódio aconteceu, a campanha já estava pronta. Não aconteceu com Neymar, aconteceu com Daniel, porém, o gancho foi perfeito. O trabalho que o ex-santista teve, foi apenas tirar a foto com o filho, que ele afirma ter sido espontânea.

"Não é uma campanha publicitária, mas um movimento e uma voz. Ajudamos a embalar isso numa hashtag. Já estávamos falando sobre isso, e quando o Dani comeu a banana achamos que faria todo sentido lançar. O timing era perfeito", disse Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da agência de publicidade Loducca.

Abaixo as criticas, acho que foi valida a campanha encabeçada pelo Neymar e a atitude espontânea do Daniel Alves. Chamou a atenção, de forma irônica, mas veemente contra essa praga que é o racismo. À imprensa, Daniel Alves declarou: - A gente debateu um dia porque já tinha acontecido isso com ele um dia. Já tínhamos sofrido com isso no estádio. Mas a ação não tem nada a ver com publicidade. Até porque a gente não espera que as pessoas tomem esse tipo de atitude. Futebol é para se divertir, é para passar um momento de alegria e diversão”.

Achei desprezível o ato racista do torcedor do Vila, mas achei legal a reação espontânea do Dani e a rapidez e sagacidade da equipe de publicidade da Loducca. Outra coisa que achei legal foi a rapidez com que o time identificou o torcedor e aplicou-lhe uma punição severa, afastando-o do quadro de sócios do clube e proibindo-o de assistir jogos no El Madrigal por toda a vida. Acho que isso de punir severamente devia acontecer aqui também no Brasil, pois aqui também há dessas coisas. Por aqui quando acontece um caso de racismo no futebol as coisas ficam por isso mesmo. Às vezes, nem o juiz registra o caso em súmula. Eis um bom exemplo esse da Espanha, a justiça desportiva brasileira também deveria aplicar punições severas a quem comete atos desse tipo.

Imagem: http://deadspin.com/5263277/the-sordid-life-of-clippers-owner-donald-sterling

Por falar em punições severas, nota dez também para o pessoal da NBA pela punição exemplar que aplicou a Donald Sterling. Sterling terá que deixar a presidência dos Los Angeles Clippers, também está suspenso da NBA para o resto da vida e ainda terá que pagar uma multa de 2,5 milhões de dólares (cerca de 5,5 milhões de reais). Tem mais, o racista não poderá frequentar nenhuma instalação da liga americana de basquete, seja em dias de jogos ou treinos, e nem poderá participar de qualquer negociação dos clippers. O empresário de 81 anos estava na presidência dos Los Angeles Clippers desde 1981.  

Desde que o site TMZ Sports divulgou conversas em áudio no qual Sterling fazia declarações racistas, as reações contrárias vieram de toda a parte dos patrocinadores  do time ao presidente da nação, Barack Obama. Todos criticaram veemente as declarações do empresário.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates