0

O fascinante jogo da sedução

Posted by Cottidianos on 04:30
Segunda-feira, 11 de novembro

Sedução
Tu me fizeste o Senhor de Teu segredo
Parceiros dos teus desejos
E sonhos de amor
Conviva no teu prazer
E dos teus delírios
Eu me deixei seduzir
E você me encantou
(Zé Vicente)
Ah, sereias! Esses seres mitológicos... Lendárias, fascinantes, misteriosas... Elas sempre povoaram o imaginário popular. Sua casa?! O mar. Sua forma? Metade mulher, metade peixe. Ali, no aconchego de seu lar, mostram-se tão lindas e encantadoras... E como cantam belamente! A doce voz que vem do mar inebria e encantam os tripulantes de navios que por suas águas navegam. O poder do canto desses seres marinhos é tão forte que faz as naus colidirem com os rochedos e afundarem, levando os belos marinheiros para o fundo do mar, castelo das sereias. Esperto mesmo foi Ulisses, personagem da Odisseia de Homero. O que fez ele? Sabedor do irresistível poder do canto da sereia colocou cera nos ouvidos dos tripulantes de seu navio e amarrou-se a si mesmo no mastro da embarcação, conseguindo, dessa forma, cruzar os mares em segurança e a salvo.


Imagem: http://www.planetadisney.com.br/globo-exibe-branca-de-neve-e-os-sete-anoes-e-os-incriveis-no-fim-de-semana/

Saíamos do mar e nos embrenhemos na floresta. Na porta de uma casinha pequena, simples e modesta, porém plena de paz e harmonia está uma terrível bruxa, oferecendo uma bela e gostosa maçã a uma formosa jovem, chamada Branca de Neve. “Ei, bela menina, não morde essa maça. Ela está envenenada”. Coitada da jovem, não ouviu o que eu disse e, seduzida pela beleza da fruta, a mordeu com prazer, o suficiente para fazê-la adormecer profundamente.
Viajemos para outro lugar, para os átrios dos palácios da França de Moliére. Lá, encontraremos  mais famoso dos fidalgos: Dom Juan*. Façamos silêncio. Ele e seu servo Leporello estão numa acalorada discussão sobre a questão da fidelidade. O fidalgo está dizendo ao seu servo: “... Enfim, não há nada tão doce quanto dobrar a resistência de uma bela mulher. Nisso tenho a ambição dos conquistadores, que voam eternamente de vitória em vitória, jamais se resignando a limitar seus desejos. Não há nada que possa refrear a impulsividade de meus desejos. Minha vontade é seduzir a terra inteira. Como Alexandre, desejaria que houvesse outros mundos para estender até lá minhas conquistas amorosas”. Ah, esse Dom Juan... É mesmo um mestre na arte de seduzir. Sua força de sedução é tamanha, que conseguiu sair das páginas de ficção e fazer seguidores no mundo inteiro, das tavernas aos salões da corte.

Descansemos um pouco, após essa louca viagem. Então é disso que falamos?! Do jogo da sedução. O que vem a ser esse jogo? Quais são suas regras?

Há algo especial na arte de seduzir! Há que se ter o dom... Sedução é pra quem é. Tem que saber jogar. Não entre no jogo se não souber jogar... Você corre o risco de perder todas as suas fichas e o prejuízo será grande. Quais os elementos desse adorável jogo? A força do olhar é um forte elemento, mas não é o essencial, senão como fariam aqueles que não dispõem do sentido da visão? Eles também têm o direito de jogar como qualquer outro. É a voz bem colocada, é o corpo, é o perfume. Enfim um conjunto de fatores tornam esse jogo interessante e, detalhe importante, tem que ser usados juntos e de forma equilibrada, como os temperos que usamos para incrementar pratos finos. Embora a sexualidade seja um forte componente nesse jogo, a atitude sedutora vai muito além dos seus limites. Veja o exemplo da madastra má do conto infantil: seduziu com um objeto e sua única finalidade era satisfazer seus instintos egoístas. Uma faca de dois gumes, assim é a arte da sedução. Tanto pode ser usada para o bem quanto para o mal. Por exemplo, em nossa vivência cotidiana, podemos usar essa arma para obter uma melhor qualidade de vida e melhores relacionamentos interpessoais. No setor comercial, quem mais utiliza o jogo da sedução em larga escala é o Marketing e Propaganda. Eles estão o tempo todo procurando formas de nos convencer a comprar produtos. “Compre este e não aquele produto”. “Esse produto é melhor que aquele”. Claro, tudo isso de forma sutil, como deve ser o próprio jogo. Essa é uma regra importante.

Portanto, da próxima vez que encontrar-se frente a frente com um “expert” na arte da sedução, você tem, pelo menos, três opções: colocar cera nos ouvidos; amarrar-se ao mastro de um navio... Ou jogar uma partida.

*Dom Juan, ou Le Festin de Pierre, é uma tragicomédia do teatro francês, dividida em cinco atos. Foi escrita pelo escritor francês Molière e é baseada no romance El Burlador de Sevilla (O Enganador de Sevilha), do espanhol Tirso de Molina. A peça narra as aventuras amorosas de Dom Juan, um sedutor inveterado.O seu objetivo é a conquista e tão logo alcança seus objetivos abandona as donzelas.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates