0

Novos rumos para o Direito Empresarial

Posted by Cottidianos on 23:45
Segunda-feira, 14 de outubro

Foto: Luiz Granzotto/ Cedida pelo CEASA/Campinas

(Na foto acima, da esquerda para a direita: Daniel Blikstein, Jonas Donizette, Fernanda Coser, Ricardo Braga, Marcos Bernadelli,  Mário Dino Gadioli e Ivan Luiz Castrese)


“... O Ivan, eu o conheci na época da eleição para a Presidência da OAB e aprendi a admirá-lo já desde o primeiro do dia. Ele fez uma campanha que começou do zero, sem nunca ter participado da OAB, até então, mas se mostrou disposto a ajudar nos destinos da advocacia... Desde o início sempre falei para ele: “Gostaria que você estivesse junto conosco”... Portanto, essa iniciativa foi no sentido de dar continuidade a algo sobre o qual já havíamos conversado... Eu vejo na pessoa do Ivan Castrese, o nascimento de uma futura grande liderança da advocacia de Campinas...”

Eram 11hs da manhã de quinta-feira, 10 de outubro. Estávamos no auditório do CEASA Campinas, e quem discursava, no momento, era o Dr. Daniel Blikstein, Presidente da OAB/Campinas. Lá fora brilhava um agradável sol intenso e o vai e vem de pessoas comprando e vendendo frutas, verduras e flores, já havia começado bem cedo. Localizado às margens da movimentada Rodovia Dom Pedro I, km 140.5., o CEASA/Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas S/A), é o 4º maior entreposto do Brasil e 2º maior do Estado de São Paulo. O local é um grande centro de negócios atacadista, com grande variedade de produtos hortifrutigranjeiros, cereais, flores, plantas, paisagismo e acessórios. Além disso, O CEASA também é o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina.




(Na foto acima, os advogados Dr. Ivan Luiz Castrese ( de terno escuro) e o Dr. Daniel Blikstein ( de terno cinza))


Voltando novamente ao auditório...

Lá dentro, realizava-se a Cerimônia de Posse da recém-criada Comissão de Direito Empresarial, da OAB/Campinas. O advogado Ivan Luiz Castrese, assumia a função de Presidente da Comissão. Na ocasião, foram também empossados como integrantes da Comissão os advogados: Mário Dino Gadioli (Presidente do CEASA/Campinas), Ricardo Fernandes Braga e advogada Fernanda Aparecida Ramos Nogueira Coser.

Dizia ainda Blikstein, “... A ideia de criar uma Comissão de Direito Empresarial, surgiu na época da campanha à presidência da OAB, como forma de integrar a essa instituição, também os advogados que atuma dentro de empresas e os que atuam em escritórios que atendam ao Direito Empresarial. Essa ideia veio de uma demanda dos próprios advogados...”.


Considerando que as empresas em seus mais diversos setores, ganharam uma importância fundamental na sociedade atual; que a cidade de Campinas é um dos polos comercias e industriais mais importantes do país; que, com a proximidade da Copa do Mundo, através do Aeroporto Internacional de Viracopos, poderão aterrizar e decolar excelentes oportunidades para realização de negócios promissores, pode-se dizer que a Comissão de Direito Empresarial e os advogados que militam na área terão muito trabalho à fazer.

O evento contou ainda com a ilustre presença do simpático e sorridente, Jonas Donizette, Prefeito de Campinas e do Vereador, Marcos Bernadelli. Além destes dois representantes da municipalidade, também prestigiaram o evento, empresários e diretores de departamentos jurídicos de empresas e entidades da região e profissionais da advocacia.



(Na foto acima, público presente ao auditório do CEASA/Campinas)


Falando um pouco da OAB/Campinas... A instituição é, segundo dados estatísticos, a 3ª maior subseção do Estado de São Paulo e conta em seus quadros com cerca de 10.000 inscritos. Possui, atualmente, 58 comissões em atividade. Essas comissões são de fundamental importância para a advocacia e para a sociedade de um modo geral. O trabalho que elas desenvolvem abrangem diversas áreas; Direitos Humanos, Proteção e Defesa dos Animais, Meio Ambiente, Defesa dos Direitos do Consumidor, Direito Urbanístico, Direito Desportivo, só para citar algumas. A respeito delas, assim se expressa Blikstein: “As comissões são de importância fundamental para a OAB, visto que delas depende o funcionamento orgânico da instituição, como, por exemplo, as comissões de Ética e Disciplina e de Defesa das Prerrogativas Profissionais, bem como o funcionamento institucional de fomentar o debate e a discussão de assuntos e temas jurídicos de relevância para o direito, para a sociedade, para a democracia e para a cidadania. Desta forma, a existência e funcionamento das comissões são fundamentais para o cumprimento dos preceitos institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil”.

Que o trabalho do Dr. Ivan e de seus colaboradores à frente da Comissão de Direito Empresarial seja tão frutífero e seja, ao mesmo tempo, tão harmonioso,de  quanto o ambiente em que se realizou sua Solenidade de Posse.

Para finalizar, destaco uma frase do discurso proferido, na ocasião, pelo Prefeito Jonas Donizette.  “A paz é terra fértil para o desenvolvimento. Onde há desarmonia, as coisas não acontecem”. Essas palavras me remetem as palavras do Mestre Jesus: “Um reino dividido não pode permanecer de pé”. Se assim é, faço votos de que as gestões de Daniel Blikstein e Jonas Donizette, que já estão em andamento, e a Ivan Luiz Castrese, que começa agora, sejam repletas de paz e harmonia.

***

Deixo vocês com uma breve entrevista com o advogado Ivan Luiz Castrese, presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/Campinas.




José Flávio – Porque criar uma Comissão de Direito Empresarial? Qual o objetivo?

Dr. Ivan Luiz – Para aproximar a OAB dos advogados empresariais. Seja aqueles que estão dentro dos escritórios atendendo aos clientes empresas ou que aqueles que estão dentro das empresas. E o objetivo é falar de negócios e de clientes, além de promover encontros e palestras voltados para os negócios.

José Flávio – Que projetos pretende desenvolver à frente da Presidência dessa comissão?


Ivan Luiz – Pretendo promover o máximo possível de eventos verdadeiramente enriquecedores. Tornar a comissão um meio entre advogados da região na área empresarial. Um grande grupo.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Cottidianos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates